Estudantes desenvolvem projeto para reaproveitar água do banho
Quinta, 14 de Abril de 2016
por: G1 Itapetininga e Região

 

Os estudantes Ari Teixeira Almeira Neto e Francisco Carlos do Nascimento Júnior, da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) de Itapetininga (SP), desenvolveram um sistema que promete economizar 30% a água consumida nos banheiros. O projeto, que vai disputar no mês de maio a final do '3º Desafio Inova Paula Souza de Ideias e Negócios' e está entre os 10 melhores projetos desenvolvidos no Estado de São Paulo, consiste em reaproveitar a água usada no banho e encaminhá-la para a descarga.

 

Os dois cursam Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Fatec. De acordo com Francisco, a ideia surgiu em 2014 devido à crise hídrica na região metropolitana de São Paulo. Junto com o colega, ele pensou em uma alternativa para ajudar a sociedade a economizar água.

 

“Diante da crise, pensamos como poderíamos minimizar esse problema e vimos que o banheiro é o lugar que mais gasta água na residência. Então, surgiu a ideia de reutilizar a água do chuveiro na descarga. Idealizamos um mecanismo para filtrar a água do banho e encaminhá-la automaticamente para a descarga. Por meio de um aparelho, a água do chuveiro, que seria destinada para o ralo, é filtrada e estocada com a ajuda de sensores automáticos. Conforme são acionados, eles armazenam a água para a descarga e evitam o gasto do dispositivo”, explica.

 

Segundo Francisco, estudos foram feitos e constataram que o mecanismo economiza 30% o consumo de água no banheiro e 100% o consumo de água na descarga. “É possível economizar água e, com poucas adaptações, dá para colocar facilmente esse sistema nos banheiros”, diz.

 

Para o professor Danilo Ruy Gomes, que orientou os estudantes, o projeto é inovador e os três pensam em patentear a ideia. “A ideia de reaproveitar a água veio justamente pela questão da falta d' água que estamos enfrentando há muitos anos. Esse projeto é inovador e traz benefícios para a sociedade. Os alunos puderam aplicar os conceitos que aprendem na faculdade e colocaram em prática suas ideias. Queremos no futuro patentear o projeto e vendê-lo”, conta o professor.

 

Francisco Carlos, o professor Danilo Ruy Gomes e Ari Teixeira (Foto: Reprodução/TVTEM)

Francisco Carlos, o professor Danilo Ruy Gomes e Ari Teixeira (Foto: Reprodução/TVTEM)

 

Ainda segundo Francisco, o objetivo é que o mecanismo esteja em todos os banheiros. “O intuito é de que, futuramente, possamos mudar o conceito de banheiro e que todos utilizem desta tecnologia”, afirma.

 

Projeto foi considerado um dos melhores desenvolvidos no Estado de São Paulo  (Foto: Reprodução/TV TEM)

Projeto foi considerado um dos melhores desenvolvidos no Estado de São Paulo  (Foto: Reprodução/TV TEM)